E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


O Olhar dos Vizinhos no Jornal da Zona – 4ª edição

Clique aqui e faça o download em PDF.

É com imensa satisfação que a quarta edição do O Olhar dos Vizinhos no Jornal da Zona, feita por muitas mãos, agora está nas suas. Então, segure o teu jornal e mergulhe em escritas e experiências, generosamente, compartilhadas pelos Vizinhos do MAR!

Nossa alegria se dá por testemunhar o resultado de um trabalho que movimentou (e ainda movimenta) a relação do MAR com a região e seus moradores, que se solidifica desde 2012 com trocas de experiências e afetos.

Trata-se do empenho da equipe da Escola do Olhar em criar diálogos com o entorno, colhendo, a partir do encontro Vizinhos/MAR, novas possibilidades de conhecer e valorizar a região. Por isso, muitos trabalhos da Escola do Olhar, inclusive este jornal, não seriam possíveis sem o apoio de quem, e para quem, trocamos conversas, desejos e projetos: os moradores da região portuária.

No dia 10 de junho, realizamos o Café com Vizinhos. Havia muito o que ser compartilhado nesse encontro: a abstinência da rua, dos encontros, das folias… Era uma pauta, mas o que dominou o encontro foram os relatos dos impactos da pandemia no cotidiano dos moradores e da região e, sobretudo, a perda da renda.

Com isso, os vizinhos decidiram que a edição, que está em suas mãos, devia servir de meio para visibilizar e oportunizar os artistas e os trabalhadores da região. O ensaio de uma cartografia, nesse sentido, se tornou uma estratégia para esse fim. Trata-se de uma experimentação cartográfica que os vizinhos iniciaram a partir de um levantamento de 26 pessoas para expor, neste jornal, trabalhos e talentos que traduzem a resiliência local, diante das consequências da pandemia. Aqui, você conhecerá, portanto, trajetórias que criaram meios de sobreviver à revelia das dificuldades.

Apresentada esta edição: uma cartografia sensível do local, feita por seus moradores e agentes culturais. Agora, vire a página e conheça histórias de vida que nos inspiram!