Seminário Internacional Desafios dos Museus no Século XXI

Organização de Bruna Camargos, Janaina Melo, Jaqueline Mota e Natália Nichols
Edição MAR/Instituto Odeon
E-book

O Museu de Arte do Rio – MAR é um museu de arte e cultura visual, idealizado e construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e gerido pelo Instituto Odeon. Um museu-escola, formado por dois prédios – a Escola do Olhar e o Pavilhão de Exposições – a partir dos quais arte e educação convergem e atuam em sinergia. Na compreensão da educação como campo fundamental no desenvolvimento das relações entre museu, sociedade, cidade e território, a Escola do Olhar desenvolve formações sobre arte, educação e cultura visual. Por meio de seus eixos norteadores – acervo, atividades curatoriais e educacionais –, o MAR promove leituras plurais que emergem na produção de conhecimento, atento às questões locais, históricas, sociais, econômicas, culturais e políticas que atravessam a cidade, o Brasil e o mundo na contemporaneidade.

Nesse sentido, o Seminário Internacional Desafios dos Museus no Século XXI reuniu profissionais e pesquisadores de diversos campos nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2018, para discussão de temas pertinentes aos desafios, oportunidades e possibilidades da atuação dos museus e instituições culturais em interface com as urgências do nosso tempo. Diversidade, representatividade, reestruturação de processos, dimensões experimentais, novas tecnologias e democracia cultural são alguns dos temas que estruturaram o seminário. Este é o relato dos três dias de discussão, com a seleção das principais questões e provocações levantadas nas rodas de conversa e conferências. Esperamos que esta publicação proporcione um ambiente de indagação que favoreça a abertura de novas formas de pensar e praticar museus e espaços culturais.

Leia em PDF.