Buscando a promoção de um amplo acesso aos bens culturais, o Museu de Arte do Rio garante que a acessibilidade seja praticada nas suas estruturas físicas, além de promover ações educativas acessíveis para todos os públicos sem exceção.
Por isso, desenvolvemos em parceria com órgãos públicos, escolas e instituições especializadas, propostas de visitas educativas e formação com educadores para identificar oportunidades educativas para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência.
Nossas ações contemplam a implantação de grupos de pesquisas sobre a acessibilidade para o desenvolvimento de propostas de visitas, projetos de materiais educativos especiais, formação de educadores e promoção de ações integradas com as famílias.
Visita acessível
O Pavilhão de Exposições (Edifício Dom João VI) e a Escola do Olhar estão adaptados à visita de cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade.
Ainda dispomos, no pilotis, do espaço Conheça o MAR, idealizado e desenvolvido pela equipe da Escola do Olhar, onde o mais carioca dos museus se apresenta para todes de maneira inclusiva. O espaço, que fica no pilotis, conta com maquetes e mapa táteis, vídeo de circulação do museu e apresentação do Programa de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, painel voltado para Comunicação Alternativa Ampliada, textos informativos, além de assento inclusivo.
Além disso, o MAR ainda oferece um horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental que visitarem as exposições. Todas as sextas, das 11h às 12h, o público encontra mudanças que vão deixar a visita mais confortável, como, por exemplo, adaptações sonoras, de iluminação e de comunicação.
A equipe de educadores se prepara constantemente para o acolhimento e diálogo com pessoas com deficiências e está disponível para fazer da sua visita uma experiência extraordinária!