A programação destes cincos dias inclui oficinas, mesas de debate, apresentações musicais, batalhas poéticas, lançamento de documentário e entrega de prêmio.

Entre os dias 16 e 20 de outubro, o MAR recebe a 8ª edição da FLUP

Entre os dias 16 e 20 de outubro, o Museu de Arte do Rio recebe a 8ª edição da FLUP – Festa Literária das Periferias, que irá celebrar o poder da poesia falada e o feminismo negro, dois movimentos que redesenharam a produção cultural do país neste século.

Nesta edição, o grande homenageado será o poeta pernambucano Solano Trindade, cuja poesia e biografia foram uma afirmação permanente da inventividade da arte popular e de suas artesanias.

A vasta programação destes cincos dias inclui oficinas, mesas de debate, apresentações musicais, batalhas poéticas, lançamento de documentário e entrega de prêmio. A noite de abertura do evento contará com show acústico de Lenine e uma apresentação comandada pelos herdeiros de Solano Trindade a partir dos poemas do artista.

Destaque da programação, a sexta edição do Rio Poetry Slam, maior batalha poética do mundo, terá como novidade este ano o fato de que seus 16 participantes serão mulheres negras.

Outro destaque é a mesa “A Carolina que habita em nós”, com as escritoras Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves, uma das principais desta edição. A mesa, mediada por Mirian Santos, terminará com a entrega do prêmio Carolina Maria de Jesus às três escritoras.

Convidado do MAR, o Muquifu – Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos também irá participar do evento, com ações em diversos espaços do museu. Entre os destaques estão o lançamento do catálogo “Habemus Muquifu” e o carrinho Muquifoca, dispositivo de mediação com o público que funciona como um museu ambulante em que histórias, memórias, livros e objetos de seu acervo são levados para outros lugares e públicos.

Nestes cinco dias, a entrada nas exposições do museu será gratuita para todos, das 10h às 17h.

Confira a programação completa!