MAR lança edital para o Projeto Percursos Formativos 2021. Inscreva-se!

>> Confira o edital e inscreva-se!

O edital da terceira edição do projeto de formação cultural e profissional Percursos Formativos, foi lançado na segunda-feira, 12, com um webinar ao vivo no canal do Museu de Arte do Rio, no Youtube, às 14h. O programa do MAR é desenvolvido pela Escola do Olhar, braço educacional do museu, e visa formar e inserir profissionalmente jovens oriundos da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro na cadeia produtiva da arte e da cultura. As inscrições para o programa começam no mesmo dia do lançamento do edital e vão até 23 de julho.

Este ano, o projeto será focado em jovens moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e com altas taxas de Zonas Especiais de Interesse Social, que caracteriza o local como um território de demanda de investimento social. O grupo selecionado percorrerá todas as áreas que compõem o museu, como a Curadoria, a Museologia, a Educação, a Comunicação, a Produção Cultural e a Administração.

Em 2021, sob a gestão da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), o programa oferece um módulo voltado para boas práticas de gestão cultural, como conhecimentos sobre aplicação para editais e leis de incentivo, construção de portfólio, e outros aspectos importantes para a promoção profissional. Além disso, há uma carga horária de atividades complementares, que deverão ser cumpridas de forma presencial e/ou remota, através da participação dos jovens selecionados na programação de atividades da Escola do Olhar que, sob a nova gestão, adota três eixos principais: Economia Criativa, Internacionalização e Cibercultura, Tecnologia e Linguagens.

Serão selecionados até 10 jovens do bairro de Santa Cruz, com idade entre 16 e 21 anos, que receberão bolsas de estudo no valor de setecentos e cinquenta reais durante quatro meses. Para participar, os jovens devem ser estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do estado. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto.