Pororoca – A Amazônia no MAR

Português | 23 x 28 cm | 488 página

Brochura
Coedição MAR/Contraponto Editora

Pororoca – A Amazônia no MAR é um convite ao debate sobre as invisibilidades históricas. Além das obras presentes na exposição, realizada no Museu de Arte do Rio de 9 de setembro a 23 de novembro de 2014, o livro documenta todo o conjunto de obras do Fundo Amazônico da Coleção MAR, ainda em formação e já com mais de 450 itens relativos à arte da Amazônia, reunidos ao longo dos dois anos de existência de nosso museu. O esforço para a formação desse fundo por meio de generosas doações, a exposição e, finalmente, o catálogo encontram seu fundamento há mais de 30 anos, quando se iniciou uma relação ininterrupta do então diretor cultural do museu, Paulo Herkenhoff, com a região, celebrada por mais de 50 viagens à Amazônia e por sua extensa produção intelectual sobre o tema.

Sem propor percurso cronológico ou temático, a obra ricamente ilustrada cobre um espectro amplo que abrange material arqueológico, artefatos da cultura popular e indígena, livros ilustrados, documentos visuais e políticos, além da arte moderna e contemporânea do século XXI. A publicação apresenta ainda escritos inéditos e reedições de 37 autores, entre eles artistas e críticos de arte que refletem sobre a Amazônia também em seus aspectos históricos, políticos e sociais.

Leia em PDF.