E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Visitas e atividades 

Programa integrado por visitas e oficinas que visam promover amplo acesso às atividades do MAR e potencializar a experiência dos diferentes públicos no museu. As ações do programa envolvem práticas

artístico-pedagógicas experimentais que desdobram as obras, as questões e as proposições apresentadas nas exposições a partir das especificidades e dos interesses de cada pessoa ou grupo. As linhas conceituais e pedagógicas que orientam as atividades deste programa passam por revisões e atualizações constantes nos processos de formação continuada dos educadores do MAR. As atividades educativas fazem uso de diferentes recursos e materiais, desde os mais simples, como lápis, papel, papelão, tinta, tecidos, até instrumentos musicais, fotografias, tecnologias audiovisuais e objetos vindos de outros campos. Também é característico dessas atividades o uso de Dispositivos artístico-pedagógicos – objetos e proposições disparadoras do processo de mediação cultural com os diferentes públicos construídos pelos educadores do MAR.
O programa é integrado por três tipos de atividades:

Visitas agendadas
Visitas para público espontâneo
Oficinas de criação
Visitas agendadas
Visitas para público espontâneo
Oficinas de criação
Visitas agendadas
Visitas para público espontâneo
Oficinas de criação

De terça feira a sábado,
10h e 14h
Até 12 horários semanais,
2h de duração
Até 44 pessoas por grupo

Visitas realizadas mediante agendamento prévio, destinadas a estudantes e professores de escolas das redes públicas e privadas, universidades, ONGs, associações, famílias e grupos diversos. Desenhadas a partir do contato com os responsáveis pelo grupo, normalmente com foco em uma das exposições em cartaz. A visita visa aprofundar a experiência dos visitantes com os conteúdos e obras em exposição e trabalhar especialmente determinados aspectos de interesse do grupo, com o intuito de fornecer subsídios para o desenvolvimento posterior de atividades nas escolas. As visitas podem acontecer no pavilhão de exposições, a partir das mostras em cartaz, na Biblioteca e Centro de Documentação e na reserva técnica onde fica a coleção do MAR, e se desdobrar como forma de abrir os acervos para a comunidade, e ainda, se expandir para o território em que o MAR está localizado, com toda a sua história e potência cultural.

Terças feiras 11h e 14h,
Sábados 11h
Aproximadamente 25 pessoas por grupo

Visita destinada ao público espontâneo, com até uma hora de duração. Oferece visão panorâmica dos espaços do museu em conexão com a história da região portuária e da Pequena África, além de um percurso cartografado pelas diferentes exposições em cartaz. A visita é concluída dentro do pavilhão para que o visitante possa retornar às exposições. O ponto de encontro é ao lado da bilheteria.