E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Vizinhos do MAR

Programa de articulação e relação continuada desenvolvido pelo MAR junto aos moradores e instituições da região portuária. Visa promover a democracia cultural, o pertencimento e a apropriação do museu, de suas exposições e programas, pelos moradores da região, a partir do agenciamento coletivo de saberes, práticas e potencialidades do território. Tem como objetivo a construção de uma rede entre os diversos agentes envolvidos, com base em processos colaborativos que envolvem partilha de conhecimentos e meios de produção. Programa composto por atividades regulares e por projetos específicos, tais como oficinas, visitas externas e no MAR, apresentações de processo, rodas de conversa, fóruns, entre outras. As atividades regulares do Programa são:

Cadastro de Vizinhos

Cadastramento e emissão de carteirinhas
em fluxo contínuo

Os Vizinhos do Mar tem acesso livre e gratuito a todas as exposições e projetos do MAR. Para acessar esse benefício os moradores da região portuária tem que se cadastrar para receber uma carteirinha. O cadastro funciona também como o contato inicial no processo de vinculação dos moradores ao MAR, a ser desenvolvido a partir das demais ações do Programa.

Café com vizinhos
e Café itinerante com vizinhos

Segundo sábado do mês, 10h às 12h
Até 50 pessoas.

Espaço de experiências, plataforma de diálogo e ação conjunta entre o MAR, moradores, coletivos e instituições da região portuária. Exclusivo para moradores da Região Portuária, o encontro acontece em uma das salas do MAR e tem duas edições por semestre realizadas em outros espaços da região escolhidos pelos participantes por meio de votação, com o objetivo de atingir outros moradores da região e agenciar novas trocas com grupos e instituições locais. Nesses encontros também são realizados os cadastros de novos vizinhos.

Ofícios e saberes da região

Diferentes formatos, horários e públicos

Oficinas, conversas e palestras oferecidas como parte da programação da Escola do Olhar, com diferentes formatos e dinâmicas que visam dar visibilidade e potencializar os saberes, conhecimentos e práticas de pessoas e instituições da região portuária.

Apoio a ações no território

Diferentes formatos, horários e públicos

Parcerias desenvolvidas com representantes de coletivos e instituições localizadas na região portuária e nos territórios vizinhos ao MAR para o apoio de ações culturais protagonizadas por moradores da região. Essas ações visam estabelecer as bases necessárias para a constituição de uma rede cultural de colaboração envolvendo moradores e o museu e fortalecer o vínculo da comunidade com o MAR.